Não venda! Produza conteúdo relevante, as vendas serão consequência.

Barbara Ribeiro Monte
2 min readMay 10, 2021

--

Estive refletindo sobre como a internet mudou a maneira em que as pessoas consomem, principalmente depois da pandemia do COVID-19. Mas afinal, como as grandes empresas fazem para se tornarem referência em um mundo digital tão vasto e cheio de conteúdo?

Quando queremos comprar algo e jogamos no Google, no mesmo instante começamos a receber diversos anúncios sobre esse produto ou serviço em nossas redes sociais. Mas então, com tantos anúncios e propagandas, como acabamos escolhendo qual empresa vai ser a sortuda a nos ter como clientes?

Pra mim responder isso foi fácil, conteúdo e representatividade. O que essa empresa me entrega além de um produto ou serviço? Qual a relevância que ela tem no mercado? Que conteúdo ela me entrega?

Pronto, descobri a resposta: conteúdo.

Sabe aqueles feeds do Instagram que você entra e só tem “compre”, “vendemos”, “leve nosso produto para sua casa” ou “somos os melhores pra você”?

Toda vez que vejo algum desses perfis eu penso, “tá mas quem são vocês?” “por que estão aqui?”, “o que move a empresa?”, “por que são os melhores?”. E claro, acabo nunca me tornando cliente de fato.

Por outro lado, quando vejo algo diferente, inovador, com um conteúdo que fala muito mais sobre a empresa, seus propósitos, as pessoas que formam aquele lugar, ou como o produto ou serviço deles pode resolver a minha “dor” me interesso muito mais.

Sabe como é o nome disso? Marketing de conteúdo, e é assim que grandes empresas se destacam em um mundo digital sempre cheio do mesmo.

Dúvida? Acesse os perfis de grandes empresas ranqueadas no Instagram, como Nubank, Lola Cosmetics, Magazine Luiza, Netflix e entre outras. Tenho certeza que você vai pensar “não é que aquela baixinha tinha razão”.

--

--

Barbara Ribeiro Monte

Apaixonada pela escrita, pelo marketing (de verdade) e por assuntos aleatórios.